05 julho, 2010

Chega de bullying


Confesso que nunca tinha parado antes para escrever sobre bullying, apesar dele estar constantemente ao meu redor.

Bullying, como diz a wikipédia é um termo em inglês para para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

Comecei realmente a entender que essas coisas horríveis que nos deixam marcas inesquecíveis e que sempre começa quando ainda crianças (geralmente sempre na escola) tinha um nome, que é BULLYING, na 6ª série quando minha professora de Ensino Religioso sempre abordava esses temas assim, que atrapalham nossa sociedade!

Quando estava na 3ª série, com uns 8/9 anos eu era beeeeem gordinha. E claros que isso nao deixaria de ser um motivo de zoaçao para quem se achava o rei da cocada, né??
Eu levava tanto apelido. Gorda baleia saco de areia¹ e baleia Free Willy, eram um deles.
Isso não foi só na 3ª, foi até quase a 7ª.

E eu ser evangélica também era mais um motivo para sofrer bullying. Eu só usava saia para ir à escola, e juntava isso e outras coisas como não cortar o cabelo - ele ainda por cima é todo cacheado - nao pintar a unha, etc, era o fio da meada para... 
Outro apelido era: crente da bunda quente.     Dá uma imensa vontade de sumir do mapa quando lembro disso. Graças a Deus que agora isso acabou.

Sofrer bullying, por mais que seja apenas agressão verbal - assim como eu - é uma das piores coisas da vida, com certeza. Isso atrapalha o psicológico. Nos faz sentir um zero à esquerda. Nos deixa realmente com o sentimento que existimos apenas pra manter o mundo cheio de pessoas. Aquelas que têm um império e acham que são os reis e aquelas que são as coitadas... suportam a 'superioridade' dos reis. 

Fico muito contente quando vejo todos - oops, uma boa porcentagem de pessoas - unidos ao combate do bullying. Este é um tema que nunca deve ser deixado de lado. Deve sempre estar na lista dos combates. Quem sabe um dia isso não chega a um 'the end'?
Vamos ter esperança. Como se diz, ela é a última que morre!!




Blogagem coletiva proposta pelo blog Mãe é tudo igual  





_________

¹ isso era até musiquinha!! Na verdade, quando o falavam, pronunciavam cantando!!


________

Aqui vai um site bem legal sobre bullying. É uma campanha também, com a participação da cantora teen Demi Lovato: Teens Against Bullying
É em inglês, mas achei bem bacana!






12 comentários:

Vanessa Anacleto disse...

Olá, muito obrigada pela sua participação. Seu post ficou ótimo pois trouxe uma contribuição realmente pessoal. Aproveite para conhecer os outros participantes. abraço

pensandoemfamilia disse...

Olá
Obrigada pela visita. Realmente, precisamos unir forças para combatermos este comportamento.
bjs,

Aline Silva Dexheimer disse...

Obrigada pela visita e comentário. Estou seguindo o teu blog.
O fato de algo assim sempre ter existido, mesmo que não tivesse nome oficial, não significa que devemos aprovar. Ninguém tem o direito de estabelecer padrões e humilhar as pessoas. Eu acredito que juntos podemos mudar. Quem consegue mudar uma pessoa poderá mudar o mudo, pois o efeito dominó que uma pessoa pode causar em outra e em outra é infinito e pode ser grandioso, mesmo que não seja tão imediato.
Beijo,Aline

Meire disse...

Tb sofri atos de Bullysmo na escola por conta de aparencia fisica, e confesso que esta blogagem me fez voltar ao passado e recordar de situaçoes que estavao adormecidas dentro de mim.
Abraços.
Meire

Pat Canheti disse...

Menina...
que sofrimento, né! E os adultos ainda dizendo que nossa vida sim é que era fácil... imagina se fosse difícil!!
Obrigada pela sua visita e comentário!! =) E vou te seguir tb...
Bjssssssssssssss...

Regina Coeli Carvalho disse...

Só hoje estou tendo um tempinho para ler as postagens da blogagem.
Foi uma oportunidade de "exorcizar" algum fantasma que ainda existisse em função do sofrimento que passei ainda menina. Meu depoimento ajudou-me a trazer a tona algo que já havia esquecido ou talvez bloqueado.
Assunto que precisa ser debatido em grande escala, pois na maioria dos casos as coisas vão acontecendo como brincadeirinhas.
Grande abraço.

Sandra disse...

OLA!
ESTAMOS NESTA LUTA.
QUEM SABE VOCÊ VEM COMIGO CONTRIBUIR TAMBÉM
O DEBATE CONTINUA.
Estou participando da coletiva.
Pois ele tem suas diversas manifestações, que precisam ser observadas.
Algumas atitudes e comportamentos são comuns de um estudante vítima de bullying.
Venha ver as demais no meu blog interação de amigos.
http://sandrarandrade7.blogspot.com

Vamos todos lutar por esta causa.Vamos dizer não.Temos que lutarmos contra o tempo. Muitas coisas ruins já estam acontecendo.
Muitos ainda estam cegos..Outros não querem se envolver. Mas nós podemos fazer a diferença..Divulgando e lutando..
A batalha é nossa, não podemos perdê-la.
Carinhosamente,
Sandra

Luma Rosa disse...

Oi!
Não sei se seu nome é WerikaWeryanne (diferente) ou se são duas pessoas Werika e Weryanne ou se é Erika e Eryanne. Depois me diz!?

Somos poucos na blogagem coletiva, mas já fizemos algum barulho e estaremos inseridos dentro do sistema de pesquisa para pessoas que necessitam de informação poderem encontrá-la. Essa é a função social dos blogues: Jogar informação à nível pessoal para 'pessoas' usarem-na e a partir disso, se precisarem, procurar por profissionais. Sim, é um pretensão, mas que de todo dá um gostinho em blogar!
Superamos os nossos problemas quando passamos por cima deles ou nos distanciamos. A infância parece distante, mas foi neste período que construímos a pessoa que somos hoje! Espero que tenha superado de todo os problemas que teve naquela fase! Ou alguém ainda te chama de "Crente da bunda quente"? Nossa, lembrei de uma amiga que era chamada assim! Ela morria de raiva! Beijus,

Neto disse...

Espero que de tudo porque tenha passado tenha extraído lições importantes. Não se deve negar o que passou, mas aprender sempre. Com as coisas boas e com as coisas amargas.

Parabéns por ter participado da blogagem e parabéns pelo belo blog que tem :-)

Grande abraço

Juliana disse...

Ih, olha isso, Wérika tem blog e nem me conta! kkkk

Que bom que esses traumas não ficaram com vc e que vc é hoje esse doce de menina.
beijo

Cíntia Mara disse...

Eu também sofri por ser gordinha quando era criança. Graças a Deus, hoje isso não acontece mais, mesmo que eu nunca tenha sido magra de verdade. Por ser evangélica eu não tive problemas, porque quando me converti já era adolescente e na minha igreja não tem problema usar calça, cortar o cabelo ou pintar a unha.

Gostei muito do seu texto.

Bjins

Neto disse...

Werica... Tô te seguindo no twitter tá!

Abraços e tudo de bom! :-)